1. Hormônios avaliados nos exames de sangue

Nos exames de sangue realizados em laboratórios de análises clínicas, diversos hormônios podem ser avaliados para verificar o funcionamento adequado do organismo.

2. Hormônio tireoidiano (TSH, T3 e T4)

Um dos principais grupos de hormônios avaliados nos exames de sangue são os hormônios tireoidianos, como o TSH, T3 e T4, que são essenciais para o metabolismo e o funcionamento da tireoide.

3. Hormônios sexuais (testosterona, estrogênio e progesterona)

Os hormônios sexuais, como a testosterona nos homens e o estrogênio e a progesterona nas mulheres, também são avaliados nos exames de sangue para verificar o equilíbrio hormonal e a saúde sexual.

4. Hormônio do crescimento (GH)

O hormônio do crescimento, conhecido como GH, é outro hormônio importante que pode ser avaliado nos exames de sangue para verificar o crescimento adequado e a saúde geral do indivíduo.

5. Hormônios do estresse (cortisol e adrenalina)

Os hormônios do estresse, como o cortisol e a adrenalina, também podem ser avaliados nos exames de sangue para verificar a resposta do organismo a situações de estresse e ansiedade.

6. Hormônios pancreáticos (insulina e glucagon)

Os hormônios pancreáticos, como a insulina e o glucagon, são essenciais para o controle do açúcar no sangue e podem ser avaliados nos exames para verificar a saúde do pâncreas e a regulação da glicose.

7. Hormônios renais (aldosterona e renina)

Os hormônios renais, como a aldosterona e a renina, são responsáveis pelo equilíbrio de líquidos e eletrólitos no organismo e podem ser avaliados nos exames de sangue para verificar a saúde dos rins.

8. Hormônios da tireoide (calcitonina e paratormônio)

Além dos hormônios tireoidianos, outros hormônios da tireoide, como a calcitonina e o paratormônio, também podem ser avaliados nos exames de sangue para verificar a saúde dos ossos e a regulação do cálcio no organismo.

9. Hormônios gastrointestinais (gastrina e secretina)

Os hormônios gastrointestinais, como a gastrina e a secretina, são essenciais para a digestão e podem ser avaliados nos exames de sangue para verificar o funcionamento adequado do sistema digestivo.

10. Hormônios do crescimento (IGF-1 e IGF-2)

Além do hormônio do crescimento, os hormônios do crescimento IGF-1 e IGF-2 também podem ser avaliados nos exames de sangue para verificar o crescimento e o desenvolvimento adequado do organismo.